quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Ping-Pong INCC, dúvidas e respostas.

Por: André Massaro / ESPECIALISTA DA MONEYFIT

Como fazer para amenizar os gastos com o INCC?

A alternativa é partir para o financiamento bancário o quanto antes. Ainda mais agora ,que existe a portabilidade sem pagar IOF.
Mas vale a pena pesquisar as taxas oferecidas e não se ater somente ao banco do qual o consumidor é cliente. O segmento de crédito imobiliário está bastante competitivo.

Qual é a melhor maneira de se preparar para arcar com os custos do índice?

O dinheiro tem que ser colocado em investimentos líquidos e de baixo risco, como poupança, CDBs, títulos públicos e os fundos de renda fixa. Não é aconselhável ir para o mercado de ações (derendavariável), porque a quantia vai ter de ser resgatado quando o consumidor precisar dela.
Como esse dinheiro tem uma destinação, não pode ficar lá esperando o melhor momento da economia para ser resgatado.

Existe uma forma de prever o que será gasto só de INCC?

Não existe uma fórmula para prever o futuro. Mas, no caso do INCC, é interessante que quem pretende comprar um imóvel na planta verifique a variação do índice dos últimos 6 meses e tente aplicar isso no futuro, para tentar fazer uma reserva específica para isso. Desta forma, a pessoa pode começara guardar o quanto ela conseguir.
O mínimo aconselhável é 10% do salário e o ideal é de30%a40%. Para isso,tem de haver muita disciplina. Quanto maior a entrada, menos dependente do financiamento a pessoa fica e menos riscos pode correr.

Veja abaixo a tabela dos índices.



P.S.: Tá passando por dificuldades com o seu empreendimento? Reclame, grite, procure seus direitos, não cruze os braços e espere o próximo erro, o Brasil é o que é simplesmente porque o POVO não reclama.

Nenhum comentário: